sexta-feira, 19 de março de 2010

Sejam Bem vindos ao Passat Club de Piracicaba S.P

Passat Club Piracicaba S.P

O Clube do Passat foi fundado, com o intuito de reunir amigos apaixonados pelo mesmo carro, este que foi um dos melhores automóveis fabricados no Brasil, que reunia na época uma tecnologia de ponta inexistente nos carros vendidos aqui, principalmente os da Volkswagen que só tinham motores refrigerados a ar. Quando foi lançado como modelo 1974 o Passat causou sensação pela novidade de seu motor refrigerado a água com circuito selado de refrigeração e com ventoinha elétrica comandada por termostato itens inéditos para a época. Porém, alguns problemas surgiram, como sua suspensão no início não bem adaptada à nossa péssima pavimentação o que fazia com que o carro, embora com uma das melhores estabilidades já vistas em veículos nacionais, fosse muito barulhento em pisos ruins. Além disso, nos primeiros anos de fabricação seu cambio tinha engates difíceis motivo de muitas reclamações de seus proprietários na época. A partir do ano/modelo 77 os problemas com o cambio foram totalmente eliminados e no ano/modelo 79 a fábrica tornou finalmente a suspensão do Passat uma das melhores dos carros fabricados por aqui, reunindo conforto com ótima estabilidade. Também com o modelo 79, ocorre a primeira e por que não dizer a mais profunda reestilização do Passat, com a introdução de uma nova frente, pára-choques mais largos com ponteira de plástico e um interior mais luxuoso em tons monocromáticos azul, bege ou preto. Voltando ao ano de 1976 o Passat se tornava desejado pelo público jovem e por quem gostava de um desempenho mais esportivo com o lançamento da versão TS, este, marcando época pelo seu desempenho muito superior aos modelos “normais” de linha. Seu motor de 1.600 cc com carburador de corpo duplo e saída dupla de escape fazia a diferença do motor 1.500 cc dos outros Passat gerando 96cv, antes 78 cv dos normais. Em fins de 1977 já como modelo 1978 era lançado o Passat LSE que na verdade era o top de linha da linha com motor do TS bancos traseiros com encosto para cabeça, descansa braços central, luzes de leitura traseiras. Outra inovação para a época foi o ar condicionado embutido no painel, equipamento que outros carros bem mais luxuosos possuíam, mas com a antiga configuração da caixa de ar aparente embaixo do painel.

Seu aspecto esportivo com frente de 4 faróis deixa saudades até hoje, sendo depois no ano modelo 1979 unificada com o resto da linha o que desagradou alguns, mas a alma esportiva continuava embaixo do capô. Neste mesmo ano o Passat foi lançado com motor a álcool um dos pioneiros desta tecnologia, mas infelizmente apenas para o motor de 1.500 cc (foram fabricados até alguns TS com esse motor).
Entre 1979 e 1982 o Passat pouco mudou, com o modelo 1983 outra reestilização com a frente de 4 faróis a mudança de nomes dos modelos e o que desagradou a muitos a unificação de motores onde todos foram equipados com o motor MD 270 ou “motor torque” e o cambio 3+E que na verdade era um cambio de 4 marchas onde a quarta fazia papel de quinta. Seu comando de válvulas foi amansado para dar mais torque, perdendo assim a esportividade que fez toda a fama da versão TS. Em 1984 poucas modificações apenas nos nomes das versões por exemplo: o LS passa a se chamar LS VILLAGE o GTS para GTS POINTER e o LSE para LSE PADDOCK. Boas novidades ainda estavam por vir em 84 com o lançamento do Santana e do Gol GT, a VW finalmente dava ao GTS uma alma esportiva adotando o motor 1.8. Em 1985 o Passat quase se foi, mas com o contrato de exportação para o IRAQUE e a retomada do poder de compra do brasileiro, fruto de mais um “plano econômico” em 1986, fez com que o carro ganhasse fôlego novamente dando um salto em vendas e também com melhorias estéticas como pára-choques envolventes, novo painel e a adoção do motor AP para toda a linha. Nestes anos o desempenho e a evolução mecânica do Passat alcançaram seu grau máximo gerando plena satisfação e custo/beneficio, a versão GTS POINTER se tornava um ícone em desempenho e estabilidade, ambos superiores ao do GOL GTS que utilizava a mesma mecânica.
Mas por descaso da própria VW o Passat começou a “morrer” pois equipamentos que outros produtos da própria fábrica dispunham jamais foram incorporados ao modelo nem como opcionais, caso de vidros, espelhos, travas elétricas, direção hidráulica etc... apenas o ar condicionado. Assim em 2 de Dezembro de 1988 o Passat sai de linha, sendo os últimos modelos fabricados principalmente na versão GTS POINTER que hoje são considerados raríssimos e muito valorizados.Vocês, saudosos proprietários do Passat, juntem-se a nos e ajude-nos a preservar a memória deste carro, com troca de informações, peças de reposição, oficinas para restauro, compra e venda de veículos e peças.

Versões do Passat fabricadas no Brasil
L, LM, LS, TS, SURF, LSE, GLS, SPECIAL, LS VILLAGE, GTS POINTER, LSE, PADDOCK, GL,GTS POINTER 1.8, LSE IRAQUIANO.

Versões Especiais
4M, LS 1.6 SERIE ESPECIAL (82) SPORT 1.6 (84) PLUS 1.8 (84) FLASH 1.8 (87)

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